Psicopedagogia

Modalidade Presencial
18x de R$ 299,00
Pré-requisito

As vagas disponíveis para o Curso de Especialização em Psicopedagogia são destinadas a alunos egressos de Cursos de Graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Carga Horária

552 horas

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Psicopedagogia visa formar o psicopedagogo para ser um articulador da ação à pesquisa e desta para uma nova ação, desenvolvendo estudos de caso por meio da avaliação psicopedagógica e da intervenção. Cabe a esse profissional, embasado na perspectiva interacionista sistêmica e inclusiva, proporcionar uma nova configuração ao processo de aprendizagem e instituir uma vertente psicopedagógica em diferentes espaços, escolares e não escolares.

Espera-se que o curso contribua para diminuir as diferenças e promover a inclusão educacional e social de sujeitos que ao serem considerados diferentes ou pelo fato de não serem respeitados em suas especificidades tornam-se mais vulneráveis ao fracasso escolar e, consequentemente, a exclusão social.

Disciplinas

  1. Introdução e Fundamentos da Psicopedagogia
A disciplina Introdução à Psicopedagogia e Fundamentos da Psicopedagogia aborda a origem da Psicopedagogia, seus princípios básicos e fundamentos nas diversas áreas do conhecimento. Apresenta uma visão panorâmica acerca do objeto de estudo e do campo de atuação do psicopedagogo.
  1. Metodologia do Ensino Superior e Técnicas de Estudo e Pesquisa
A partir das reflexões sobre questões filosóficas, epistemológicas e pedagógicas relativas aos fins educacionais, a disciplina aborda métodos e técnicas de estudo, o processo de organização e desenvolvimento da pesquisa, normas para apresentação de trabalhos acadêmicos, além da metodologia do ensino superior, considerando a educação numa visão dialética como processo permanente, na qual a teoria e a prática devam ser compreendidas como indissociáveis.
  1. O estudo de caso psicopedagógico: diagnóstico e intervenção
A disciplina aborda o Estudo de Caso Psicopedagógico como componente articulador da ação psicopedagógica. Para tanto, é desenvolvida a partir das relações com as diversas áreas do conhecimento, dada a natureza interdisciplinar da atuação do psicopedagogo.
  1. Fundamentos psicológicos da psicopedagogia
Trabalha a relação e as interfaces entre a Psicologia e a Educação. As perspectivas construtivistas e sócio-histórica da aquisição do conhecimento e suas implicações psicopedagógicas.
  1. Fundamentos Psicanalíticos da Psicopedagogia e a dimensão subjetiva/afetiva da ação psicopedagógica
Parte da introdução aos conceitos básicos da teoria psicanalítica e sua contribuição à psicopedagogia. Apresenta o papel do professor e da escola no desenvolvimento emocional do aluno. Aborda as relações afetivas-vinculares relacionadas a aprendizagem.
  1. Fundamentos neurológicos da psicopedagogia
Apresenta o conhecimento básico de neuroanatomia, o histórico do conhecimento cientifico da neuroanatomia, anatomia topográfica do telencefalo e embriologia, a neurofisiologia básica, a estrutura e função dos neurônios e das células gliais, a neuroquímica, o mecanismo de ação dos neurotransmissores, a neuroplasticidade e a aprendizagem, as funções corticais superiores.
  1. Psicomotricidade na perspectiva psicopedagógica
Trabalha a evolução da psicomotricidade: histórico, conceito e epistemologia. Os elementos constituintes da psicomotricidade. As vertentes e formas de intervenção psicopedagógica. A importância da formação pessoal para a atuação nas práticas psicomotoras. 
  1. O ensino e as dificuldades de aprendizagem
Apresenta os cenários da educação nacional, condições escolares, interações sociais e mitos sobre aprendizagem e fracasso escolar. As funções da educação e os processos de ensino e aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem: conceituação, avaliação, fatores fundamentais e possibilidades de intervenção.
  1. Aspectos fonológicos da aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva psicopedagógica
Apresenta a fonoaudiologia como ciência da comunicação. Trabalha a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e escrita e seus desvios. Trabalha, também, a audição e implicações na aquisição de linguagem e na aprendizagem. A terapia fonoaudiológica e sua interface com a psicopedagogia. 
  1. Aspectos psicolinguísticos da aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva psicopedagógica
Estuda, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, a aprendizagem da língua escrita pelo sujeito, buscando entender como se concretizam as diversas abordagens epistemológicas e metodológicas na alfabetização e algumas possibilidades de intervenção.
  1. O processo de aprendizagem da matemática na perspectiva psicopedagógica
Estudo sistemático teórico-prático a respeito do processo de aprendizagem da matemática, assim como das dificuldades decorrentes desse processo. 
  1. A Psicopedagogia e a Educação especial: perspectivas de inclusão
A disciplina se propõe a criar um espaço favorável à reflexão e a compreensão dos aspectos sócio-históricos e psicoeducacionais envolvidos no fenômeno da educação especial. A Educação Especial como uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente. O contexto educacional/escolar enquanto um ambiente promotor do desenvolvimento do estudante da educação especial, em uma perspectiva de inclusão social, aspectos sócio-históricos e psicoeducacionais. A Educação Inclusiva.
  1. A ação psicopedagógica para as Altas habilidades e Superdotação
Apresenta o conceito, as possibilidades de diagnóstico e intervenção, as especificidades do processo de desenvolvimento, aprendizagem e escolarização. A legislação. Práticas educativas. 
  1. A Psicopedagogia Hospitalar
Aborda a psicopedagogia no contexto hospitalar: as possibilidades, limites e desafios deste campo de trabalho do psicopedagogo. As relações afetivas-vinculares e a aprendizagem do paciente hospitalizado. O papel do psicopedagogo para a recuperação, o desenvolvimento e a aprendizagem do sujeito hospitalizado.
  1. Estágio Supervisionado
O Estágio Supervisionado é um componente articulador do currículo à medida que provoca a interlocução entre as diferentes áreas do conhecimento que compõe a dimensão teórica do curso. De natureza transversal, o Estágio favorece a configuração interdisciplinar da práxis psicopedagógica. É também por meio do Estágio que o aluno vivencia eticamente experiências psicopedagógicas diversificadas que justificam a realização do estudo de caso.
  1. Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Trabalha a estrutura básica de um projeto que terá como estratégia de pesquisa o desenvolvimento de um estudo de caso psicopedagógico; orientação para elaboração e desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.
  1. Seminário Temático – O estudo de caso psicopedagógico
O Seminário temático é um momento de socialização dos TCCs, de interlocução dos psicopedagogos acerca da ação desenvolvida no âmbito clínico e institucional, respondendo as demandas decorrentes do processo de aprendizagem. 
  1. A ação Psicopedagógica no campo: visita orientada
Realização de visitas em locais psicopedagógicos, a atividade se constituirá no espaço de articulação entre os conteúdos desenvolvidos no curso e a realidade educacional, pedagógica e psicopedagógica.