Segurança Cibernética

Modalidade Online (100% à distância – aulas síncronas e assíncronas)
18 x de R$ 599,00
Pré-requisito
Carga Horária

360h

Sobre o Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA CIBERNÉTICA – TURMA I EAD destina-se aos profissionais portadores de diploma de curso superior que buscam qualificação para o exercício de cargos que envolvam a manipulação de informações e serviços sensíveis, que podem ser potenciais alvos de ataques cibernéticos. Nesse sentido, estão incluídos aqueles que já exercem atividades de desenvolvimento de software ou gestão de infraestruturas, bem como, aqueles que buscam a capacitação necessária para se estabelecerem no mercado como profissionais especialistas em segurança cibernética.

Além disso, o curso objetiva formar e atualizar profissionais, desenvolvendo as seguintes habilidades: • Segurança de redes • Criptografia • Segurança de Software • Aspectos legais e forense • Criptomoedas e Blockchain • Aplicação de Ciência de Dados em Segurança • Conhecimento do estado da arte em sistemas computacionais modernos

 
  • O curso terá duração de 18 meses e será dividido em duas partes:
  1. A primeira parte consiste na integralização de créditos em disciplinas. Serão 12 meses divididos em seis módulos. Cada módulo terá a duração de seis semanas e, entre o fim de um módulo e o início de outro, os alunos terão uma folga de 2-3 semanas.
  2. A segunda parte envolve a confecção e defesa do trabalho de conclusão de curso. Aqui, o aluno terá por volta de 6 meses para finalizar essa etapa.

Disciplinas

  1. Segurança de Redes (Prof. Msc. Edmo Lopes Filho) – 32 horas: Visão geral de segurança de redes. Ameaças (códigos maliciosos, vulnerabilidades de segurança e ataques de negação de serviço). Mecanismos de segurança (Firewall e Sistemas de Detecção de Intrusão);
  2. Introdução à Criptografia (Prof.Dr. Rodrigo Sanches Miani) – 32 horas: Propriedades da informação. Cifradores Simétricos. Estabelecimento de chaves. Cifradores Assimetricos e Assinaturas Digitais. Certificados Digitais. Hashing. TLS/SSL.
  3. Redes de Computadores (Prof. Dr. Flávio de Oliveira Souza) – 24 horas: A História das Redes de Computadores. A padronização em torno das Redes de Computadores. A visão conceitual das redes através do modelo de referência OSI e uma visão prática através da arquitetura TCP/IP. Redes Definidas por software e Funções de Redes Virtualizadas.
  4. Ciência de Dados Aplicada a Segurança (Prof. Msc. Gustavo De Giovanni Bernardo) – 32 horas: Introdução aos tipos de ataques e estratégias de defesa, visualização de dados, tratamentos e seleção de variáveis, introdução os principais tipos de modelos (supervisionados, não-supervisionados, semisupervisionados), avaliação e validação dos modelos. Aplicações de ciência de dados a segurança da informação – sistemas de detecção de intrusão, classificação de tráfego e análise de malware.
  5. Fundamentos de Blockchain e Criptomoedas (Prof.Dr. Ivan da Silva Sendin) – 32 horas: Descentralização. Obtenção de Consenso em ambiente descentralizado. Prova de Trabalho e Prova de Participação. Bitcoin e outras criptomoedas. Ecossistema de Criptomoedas. Exchanges. KYC e AML. Contratos Inteligentes: Tokens, DeFi. Questões legais, Auditorias e forense.
  6. Introdução a Técnicas de Hacking e Testes de Invasão (Prof. Msc. Vagner Ereno Quincozes) – 32 horas: Conceitos do hacking ético. Introdução às principais características dos protocolos de rede largamente utilizados. Métodos e técnicas de identificação, exploração, pós-exploração e catalogação de vulnerabilidades.
  7. Computação Forense (Prof.Dr. Kil Jin Brandini Park) – 32 horas: Conceitos básicos de Computação Forense. Aplicação de Processo na Computação Forense. Aquisição ou Captura de dados. Metodologias e Ferramentas para análise de dados capturados. Padrões aplicados a Computação Forense. Computação Forense aplicada a redes de computadores. Computação Forense aplicada a Dispositivos Móveis.
  8. Segurança na Infraestrutura Crítica e Nuvem (Prof.Dr. Silvio Ereno Quincozes) – 32 horas: Evolução de vulnerabilidades na infraestrutura crítica e computação em nuvem. Conceitos e práticas de Segurança de Infraestrutura. Modelagem de ameaças em ambientes industriais. Defesa cibernética em sistemas ciber-físicos e Indústria 4.0. Dispositivos móveis e embarcados e Internet das Coisas. Elementos de monitoramento e detecção de eventos de segurança. Segurança em Cloud Computing (ISO 27017). Proteção e separação de ambientes virtuais, monitoramento de atividades do cliente, políticas de segurança, segurança de operações e comunicações, gerenciamento de incidentes de segurança.
  9. Gestão de Políticas de Segurança (Prof.Dr. Ricardo Padovini Pleti Ferreira) – 24 horas: Definição, arquitetura, escopo, etapas, documentação, aprovação e implementação, comunicação da política e treinamento, manutenção e boas práticas.
  10. Projeto de Soluções Defensivas (Prof.Dr. Silvio Ereno Quincozes) – 32 horas: Decisão de tecnologias e arquiteturas seguras para o projeto de solução defensiva. Princípios de segurança: Security By Design, Privacy by Default, Zero-Trust. Programação defensiva. Segurança na coleta, transmissão, armazenamento e processamento de dados.
  11. Privacidade e Direito Digital (Prof.Dr. Almir Garcia Fernandes) – 24 horas: Desenvolvimento e particularidades do Direito Digital. Privacidade. Proteção de dados. Bens digitais.
  12. Segurança Cibernética Quântica (Prof.Dr. João Henrique de Souza Pereira) – 20 horas: O Impacto das tecnologias Quânticas no Futuro da Humanidade, Introdução à Computação Quântica, Mecânica Quântica, Algoritmos Quânticos, Programação Quântica, Criptografia Quântica, e, Criptografia Pós-quântica.
  13. Preparação para Trabalho de Conclusão de Curso (Prof.Dr. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel) – 12 horas: Visão geral de métodos de pesquisa científica. Etapas envolvidas na preparação de um trabalho científico. Técnicas de redação e apresentação de trabalhos científicos