Cursos

Logo-nova-middle

Gestão Escolar – em 10 Polos

Modalidade à distância
Pré-requisito

As vagas disponíveis para os Cursos de Especialização são destinadas a alunos egressos de Cursos de Graduação de longa duração (graduação plena) reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). [LEIA O EDITAL]

Carga Horária

390h

Sobre o Curso

O Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade a distância, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que ora apresentamos, integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). O PNAP nasceu em 2006 a partir da experiência-piloto do curso de Administração, supervisionado pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC) e coordenadores das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes). Além do bacharelado em Administração, o PNAP, atualmente, é composto por quatro especializações na área pública, sendo as três iniciais Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde, com o acréscimo, em 2020, da especialização em Gestão Escolar – Turma I.O objetivo central do PNAP é formar e qualificar pessoal em nível superior visando o exercício de atividades gerenciais, possibilitando que esses gestores intervenham na realidade social, política e econômica, contribuindo para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro no âmbito federal, estadual e municipal. O PNAP, assim como outras iniciativas de fortalecimento das capacidades estatais no Brasil, foi impactado por três vetores principais: o processo de descentralização das políticas públicas em direção às administrações subnacionais; o fortalecimento da qualificação como critério para progressão e desenvolvimento nas carreiras da Administração Pública; e o fortalecimento da modalidade de ensino a distância como instrumento dessa qualificação, impulsionada pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Em 2020, mais um curso foi integrado ao PNAP: o curso de Especialização em Gestão Escolar – Turma I. O objetivo é atender à necessidade de formação de gestores, das áreas federal, estadual e municipal, para que possam lidar com os desafios da educação básica.

Objetivos

Gerais:
  • Capacitar os participantes a atuarem como gestores escolares e potencializar a execução de atividades administrativas e de prestação de serviços nas diversas esferas do setor de educação.
Específicos:
  • Desenvolver competências e habilidades de articulação e negociação com atores sociais e políticos e com dirigentes e técnicos de outras organizações no seu ambiente de atuação;
  • Assimilar conhecimento teórico e aplicado atualizado para o diagnóstico e a solução de problemas de política e de gestão das organizações públicas;
  • Aplicar os modelos e instrumentos do planejamento estratégico e de gestão no contexto das organizações públicas com vistas à melhoria do seu desempenho, efetividade e legitimidade;
  • Desenvolver a sensibilidade e capacidade de incorporação das dimensões e aspectos éticos na atuação como gestor escolar.

Metodologia
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar- Turma I será ofertado na modalidade a distância, utilizando uma metodologia de aulas síncronas e assíncronas e atividades de desenvolvimento de exercícios práticos, análises de artigos de congressos, casos reais e notícias de jornais e revistas. Irá fornecer aos alunos uma sólida formação em gestão na área educação, tornando os profissionais flexíveis e capazes de desenvolver uma visão estratégica da educação e das instituições educacionais.

Corpo Docente

Disciplinas

Estrutura Curricular
 
Modulo Básico

Disciplinas

Carga Horária

Introdução à EAD

30

Política e Sociedade

30

Políticas Públicas

30

Gestão Pública

30

Metodologia da Pesquisa

30

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

30

Total de Horas

180

Modulo Específico

Disciplinas

Carga Horária

Educação Pública no Brasil: Legislação e Sistemas de Avaliação

30

Planejamento financeiro e patrimonial em Organizações de Ensino

45

Gestão de Pessoas na Escola

30

Projeto Pedagógico na Gestão Escolar

30

Elaboração e Avaliação de Projetos na Escola

45

Processos Administrativos e Prestação de Contas na Educação

30

Total de Horas

210