Gestão e Saúde Coletiva

Modalidade Online
Pré-requisito
Carga Horária

360h

Sobre o Curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SAÚDE COLETIVA – TURMA I EAD busca contribuir para a formação de egressos, profissionais, e gestores de saúde que querem especializar-se em gestão pública e saúde coletiva trazendo contribuições técnicas e científicas que permita aprimorar as práticas profissionais em seus serviços atuando, dessa forma, no planejamento, organização, gerenciamento, na assistência e gestão dos serviços de saúde.Além disso, o curso objetiva:– Ampliar a atuação profissional, contribuindo para que ele assuma novas responsabilidades, responda por processos, protagonize a resolução de problemas e os melhores resultados na organização dos serviços de saúde. – Preparar o egresso e profissional para trabalhar em todos os níveis de gestão e de atenção à saúde, exercendo desta forma, atividades no campo da Saúde Coletiva com responsabilidades ética e legal, e com respeito às diversidades populacionais.

Disciplinas

  1. Práticas baseadas em evidências para gestores. Tipos de estudos: Revisão sistemática e seus objetivos. Importância de estudos científicos para a tomada de decisão.
  2. Ciências sociais em saúde coletiva Conceito ampliado do processo saúde-doença. Definições subjetivas de saúde. Paradigmas de investigação em saúde. Pesquisas sociais em saúde. Pesquisa Qualitativa em Saúde. Principais referenciais teórico-filosóficos para interpretação dos eventos em saúde. Coleta de dados qualitativos/subjetivos. Principais Métodos de Análise em Pesquisa qualitativa.
  3. Epidemiologia nos serviços de saúde Conceitos básicos sobre epidemiologia. A história da epidemiologia e sua importância nas áreas da saúde. O conceito de informação para a ação. Estudos observacionais para determinar incidência e prevalência.
  4. Processo saúde, doença, cuidado e prevenção e promoção da saúde Saúde e dos determinantes sociais da saúde. Desigualdades em saúde e o conceito de equidade. História natural da doença e os níveis de prevenção em saúde. Prevenção de doenças. Promoção da saúde e os objetivos de desenvolvimento sustentável; Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
  5. Histórico dos sistemas de saúde com ênfase no SUS Sistemas comparados de saúde no mundo. O sanitarismo campanhista. A revolta da vacina. O movimento pela reforma sanitária. O direito à saúde na constituição de 1988. O pacto pela saúde. As redes de atenção à saúde no SUS.
  6. Políticas Públicas em Saúde Bases teóricas conceituais das políticas públicas de saúde. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde para algumas comunidades e condições crônicas. Discussão das principais Políticas Nacionais de Saúde.
  7. Atenção primária em saúde Política Nacional de Atenção Básica. Estratégia Saúde da Família. Núcleo de Apoio a Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB).
  8. Tecnologias em saúde com foco em organização da demanda O conceito de tecnologia e suas implicações para a saúde. A influência da tecnologia no cuidado em saúde. Inovação tecnológica e avaliação tecnológica em saúde.
  9. Organização da rede de atenção a saúde Situações de condições de saúde no Brasil e no mundo. Sistemas de Atenção à saúde: os sistemas fragmentados e as redes de atenção à saúde. Níveis de atenção a saúde. Estrutura operacional das redes de atenção à saúde. Sistemas logísticos, de governança e de regulação das redes de atenção à saúde.
  10. Sistema de informação em saúde Sistemas de Informação em Saúde: conceitos e finalidades. Dado, informação e conhecimento. Sistema de Informações utilizados no Brasil. Sistemas de Cadastro de Usuários (CAD-SUS) e Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
  11. Financiamento em saúde Constituição Federal de 1988, Federalismo e Seguridade Social. Gasto Fiscal e Gasto Público. Lei de Responsabilidade Fiscal. Formas de financiamentos dos gastos com saúde. Financiamento do SUS nas três esferas de gestão: fontes de recursos, orçamento e fundos municipais de saúde. Composição das fontes de recursos federais para a saúde. As participações federal, estadual e municipal no financiamento da saúde. Financiamento da Atenção Especializada e Hospitalar. Novo modelo de financiamento da Atenção Básica à Saúde (Previne Brasil).
  12. Planejamento e avaliação em saúde Planejamento – conceitos e princípios. Fases do planejamento. Métodos de Planejamento em Saúde. Planejamento Estratégico Situacional – PES. Planejamento ZOPP. Método Altadir Planejamento Popular- MAPP. Diagnóstico Local de Saúde. Identificação e Seleção do Problema. Identificação das causas e consequências (Árvore Explicativa) e Identificação dos nós-críticos. Planejamento (Matriz deIntervenção). Avaliação em Saúde.
  13. Vigilância em saúde Processo histórico da Vigilância em Saúde. Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde. Componentes da Vigilância em Saúde. Planejamento e gerenciamento de emergências, desastres e epidemias.
  14. Regulação e auditoria em saúde Normativas e boas práticas. Auditoria na saúde suplementar. Auditoria em Saúde pública: Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
  15. Controle e participação social em saúde Concepções de saúde, democracia e cidadania. Histórico do Controle Social no Brasil. Construção do SUS e da legislação brasileira que garante a participação popular no SUS. Participação social e gestão dos serviços de saúde. Conselhos, Conferências, Plano Diretor, Estatuto da Cidade e Orçamento Participativo. Estratégias para o fortalecimento da participação popular em políticas. sociais Intersetorialidade e gestão integrada de políticas públicas.
  16. Economia em saúde Tecnologia em saúde e seu ciclo de vida. Síntese de evidências. Ética aplicada à Avaliação de Tecnologia em Saúde no contexto da tomada de decisão baseada em evidências. Análise Econômica em Saúde. Impacto Orçamentário. Processo de incorporação e desincorporação de tecnologias em saúde no Brasil.
  17. Saúde do trabalhador com ênfase no gerenciamento de riscos e doenças ocupacionais: Bases legais. Direitos do trabalhador. A insalubridade e a periculosidade nas diversas atividades laborais e o direito do trabalhador. Infortunística e noções de traumatologia. Responsabilidade da gestão e da equipe de saúde ao receber um trabalhador afetado. A exposição dos profissionais da saúde.
  18. Fundamentos constitucionais do direito a saúde Direitos naturais. Respeito à pessoa. Direitos humanos e a saúde. A Constituição Federal do Brasil e o direito à saúde. A importância social desse acesso. A lei 8080. Evolução dos conceitos de direitos. Direito do consumidor aplicado à saúde pública.
  19. Integração ensino, serviço e comunidade Atuação do gestor na formação do profissional de saúde. Ações Ministeriais. Educação Profissional em Saúde. Experiência de integração ensino, serviço e comunidade.
  20. Judicialização em saúde Leis que norteiam a prática em saúde. Interpretações do Direito Constitucional. Mecanismos institucionais de custeio e repasses financeiros.
  21. Bioética Histórico. Conceitos. Linhas correntes da bioética. Normativas do Conselho Nacional de Saúde (Atualmente: Resoluções CNS 466 e 510). Direitos humanos e saúde públicas. A pesquisa com seres humanos. Desafios e barreiras a serem enfrentadas.
  22. Educação em saúde e as metodologias ativas de ensino aprendizagem Modalidades de Educação: conceitos e finalidades. Histórico da Educação em Saúde no Brasil e no mundo. Educação Permanente no SUS: regulamentação e diretrizes. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Experiências Exitosas de Educação em Saúde: reflexões e debates atuais.