fbpx

Cursos – FAU

Qualificação com Tradição e Qualidade de Ensino

_

Cadastre-se para maiores informações:

Descrição

Reproduzir vídeo

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS EAD UFU

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Solos e Nutrição de Plantas – Manejo Sustentável e Qualidade do Solo EAD UFU propõe a atualização dos egressos em conhecimentos e habilidades sobre manejo de solo, melhorando as competências nos serviços prestados em suas áreas de atuação profissional. Dessa forma, o curso ampliará as habilidades e capacidades dos egressos tanto para assessoria na produção agrícola sustentável, como para atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em diversas áreas da agropecuária ligadas aos solos e nutrição de plantas.

Além disso, o curso objetiva:

  • Capacitar os estudantes quanto às noções de formação, classificação, química, mineralogia, física e biologia do solo.
  • Capacitar os estudantes para relacionar o recurso solo com a paisagem, a aptidão, o uso e a sustentabilidade.
  • Treinar os estudantes para realizarem o diagnóstico da fertilidade do solo, visando o manejo adequado da acidez e da nutrição de culturas agrícolas de forma eficiente e sustentável.
  • Qualificar os egressos para o uso de tecnologias de agricultura de precisão no manejo de solo.
  • Capacitar os profissionais para exercer, orientar e assessorar no manejo biológico e fitossanitário do solo, visando a produção agrícola econômica e ambientalmente sustentável.
  • Capacitar os profissionais para a gestão ambiental, recuperação, descontaminação, diagnóstico e monitoramento da qualidade do solo.
  • Habilitar os egressos para o manejo conservacionista do solo e da água.
  • Formar profissionais com capacidade da gestão para o manejo racional e sustentável do solo visando o aumento ou a manutenção da produtividade vegetal em consonância com a da qualidade física, química e biológica do solo.

Disciplinas

As disciplinas, assim como a sua carga horária, respeitam as diretrizes estabelecidas pelo governo e conselhos de classe para obtenção do título de Engenheiro de Segurança do trabalho. Além de obter os créditos, o discente deverá fazer o trabalho de conclusão do curso para obtenção do título postulado.

Abaixo estão os componentes curriculares com a respectiva carga horária.

Origem, dinâmica e determinação da acidez do Solo. Recomendação de Calagem e Gessagem.

GNSS. Monitoramento e mapeamento de atributos da lavoura. Estratégias de amostragem. Introdução à geoestatística. Noções de geoprocessamento. Sensoriamento remoto e proximal. Zonas de manejo. Aplicação de insumos em taxa variada.

Levantamento e mapeamento de solos para uso e manejo sustentável. Aptidão agrícola e capacidade de uso das terras. Planejamento e utilização do solo em bacias hidrográficas

Fases e constituição do solo. Atributos físicos do solo. Compactação do solo. Água no solo. Aeração e temperatura do solo.

Comunidade microbiana, ecologia do solo e produção sustentável. Matéria orgânica do solo. Ciclagem e disponibilização de nutrientes. Interações planta-microrganismo. Manejo da biologia do solo.

Componentes da qualidade do solo.  Avaliação da qualidade do solo. Parâmetros biológicos, químicos e físicos da qualidade do solo. Monitoramento da qualidade do solo.

Diagnóstico do estado nutricional das culturas. Diagnose foliar. Métodos bioquímicos. Método por imagens coletadas por drones. Análise de clorofila. Análises frente a estresses abióticos. Extrator de solução do solo. Interpretação dos resultados das análises. Testes de tecidos e análise da seiva. Adubação foliar.

Caracterização, produção, índices de eficiência e potencial de uso dos fertilizantes organominerais. Legislação para fertilizantes organominerais. Cálculos e recomendações técnicas.

Conceitos gerais sobre a ciência do solo. Aspectos da geologia para o estudo do solo. Formação, composição, propriedades, funções ecossistêmicas e classificação dos solos. Relações solo-paisagem e uso da terra.

Histórico e evolução das políticas públicas ambientais no Brasil. Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). Cadastro Ambiental Rural (CAR). Regularização ambiental e licenciamento ambiental de propriedades agrícolas.

Danos causados por fitonematoides. Métodos de controle para cada associação patógeno-hospedeiro e ambiente.

Grupos de doenças do solo. Manejo de doenças radiculares e vasculares causadas por fungos. Manejo de patógenos do solo: químico, biológico, físico, genético e cultural.

Origem, evolução e biologia das plantas daninhas. Formas de controle. Principais herbicidas usados no Brasil. Tecnologia de aplicação de herbicidas. Misturas de herbicidas em tanque. Resistência de plantas daninhas a herbicidas. Plantas geneticamente modificadas para resistência a herbicidas. Receituário Agronômico.

Principais pragas de solo. Métodos de controle. Programas de manejo integrado de pragas (MIP) de solo. MIP direcionado às pragas de solo. Bases bioecológicas do manejo de pragas. Dinâmica populacional. Monitoramento, amostragem e tomada de decisão. Estudo de casos.

Manejo e Conservação do Solo em bacias hidrográficas. Erosão. Qualidade física e química do solo. Práticas conservacionistas de controle da erosão e melhoria da qualidade do solo. Recuperação de áreas degradadas. Sistemas de cultivos convencionais e conservacionistas.

Manejo de sistemas integrados de produção sob os elementos do clima, do solo, da paisagem e das atuações antrópicas. Manejo do solo sob forragicultura e culturas agrícolas em sistemas integrados de produção.

Origem, constituintes e dinâmica da matéria orgânica do solo. Importância da matéria orgânica sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e sobre a qualidade do solo. Manejo da matéria orgânica em diferentes agroecossistemas. Gases de efeito estufa e mitigação de emissões.

Equipamentos e técnicas de mecanização para manejo sustentável do solo. Equipamentos e tecnologia de aplicação de agroquímicos. Impactos da mecanização no manejo e na conservação do solo.

Grupos microbianos e mecanismos de promoção de crescimento vegetal. Manipulação do microbioma vegetal. Prospecção e desenvolvimento de produtos com microrganismos promotores de crescimento.

Elementos essenciais, benéficos e tóxicos. Macro e micronutrientes. Contato, absorção, translocação e redistribuição de nutrientes nos vegetais. Fertilidade do solo. Nutrição e metabolismo vegetal sob estresses abióticos. Preparo de soluções nutritivas. Fertirrigação e manejo da solução nutritiva.

Conceitos de Fertilidade do Solo. Leis da Fertilidade do Solo. Relações solo-planta dos nutrientes. Matéria Orgânica do Solo. Macro e micronutrientes. Amostragem e análise da Fertilidade do Solo. Resultados e transformações de unidades.

Fase sólida mineral e orgânica do solo. Solução do solo. Aspectos e fenômenos da química do solo com repercussões agrícolas ou ambientais. Acidez do solo e estratégias de correção. Salinidade dos solos e estratégias de correção. Dinâmica de elementos químicos e poluentes no solo. Análise química do solo.

Parâmetros de fertilidade de solo para a obtenção de produtividades satisfatórias. Adubação nitrogenada, fosfatada, potássica e com micronutrientes. Adubação de sistemas de cultivo e produção. Novas tecnologias em fertilizantes e fertirrigação

Sucessão ecológica. Etapas do Plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD). Técnicas de restauração florestal de áreas degradadas. Modelos de restauração florestal. Restauração ecológica de remanescentes florestais. Revegetação de taludes. Controle da erosão e cobertura vegetal de voçorocas. Indicadores de avaliação e monitoramento da recuperação.

Atividades contaminadoras e contaminantes de solos. Valores de referência de qualidade ambiental. Gerenciamento de áreas contaminadas. Técnicas físicas, químicas e térmicas de remediação de contaminantes. Diversidade biológica e metabolismo aplicados à remediação. Estratégias e monitoramento da biorremediação.

Características

Tipo do Curso On-line
.
Quantidade de Horas: 360 horas/aulas
.
Duração do Curso 24 meses
.
Investimento 22 parcelas de R$325,00
.
Data das inscrições 13/06/2022 até 31/01/2023
.
Data de ínicio (Previsão) 24/03/2023
.