fbpx

Cursos – FAU

Qualificação com Tradição e Qualidade de Ensino

_

Cadastre-se para maiores informações:

Descrição

Reproduzir vídeo

investimentos e educação financeira

A despeito de uma mobilização internacional e nacional, a área de Investimentos e Educação Financeira ainda é carente de profissionais qualificados e com competências para atuarem como planejadores financeiros, assessores de investimentos, analistas de investimentos e/ou em setores relacionados à estas áreas como o mercado financeiro e bancário.

E isso ocorre mesmo com os níveis de educação financeira baixos, o endividamento alto e a poupança dos brasileiros ruim. Segundo a Ambima (2021), a maioria da população brasileira não economizou nenhum centavo no último ano e não conhece nenhum produto financeiro.

Assim, espera-se que este curso possibilite a formação/capacitação de profissionais para a área de Investimentos e Educação Financeira, aptos para atuarem de forma comprometida, ética e cidadã para a melhoria nos mais variados aspectos da vida de um indivíduo bem como para a economia do Brasil.

Isso se justifica pois a educação financeira está relacionada com a saúde mental e física, a qualidade de vida/bem-estar/satisfação com a vida; aos aspectos comportamentais e psicológicos e a manutenção e geração de renda de um indivíduo; com a separação e divórcio dos casais, consequentemente, com a destruição das famílias e convívio entre pais e filhos; com a poupança individual, refletindo assim na poupança nacional, na macroeconomia e nas políticas públicas de uma nação; e com a expectativa de vida e
mortalidade de um país.

Dessa forma, este MBA tem como missão a emancipação financeira do indivíduo e a melhoria em sua qualidade de vida, felicidade e bem-estar, atuando assim com o objetivo de capacitar nossos(as) alunos(as) para atuarem na área de Investimentos e Educação Financeira com ética, responsabilidade e cidadania, colocando o indivíduo como foco em suas orientações e prestação de serviços.

Gestão estratégica de negócios – 60 horas

O objetivo deste módulo é preparar o profissional para o ambiente de negócios da área de Investimentos e Educação Financeira.
As disciplinas que farão parte deste módulo serão:

Nesta disciplina espera-se criar as condições necessárias ao desenvolvimento do espírito inovador, criativo e empreendedor do(a) aluno(a). Assuntos a serem tratados nela englobam, mas não se limita, as origem, desdobramentos e atualidades do design thinking, a gestão da inovação e as suas modalidades e perspectivas, as tecnologias digitais, o conceito, aplicações e tendências do empreendedorismo e a inovação neste contexto e o business plan.

Uma disciplina para que possa compreender como e por que inserir a ética e a sustentabilidade no ambiente de negócios das instituições financeiras. Nela tratar-se-á sobre o comportamento ético e a ética da sustentabilidade, os quatro princípios e virtudes de uma nova ética da sustentabilidade, a ética e responsabilidade social, sustentabilidade e educação financeira e o mercado financeiro e o environamental, social e governance (ESG).

O objetivo desta disciplina é apresentar os recursos técnicos apropriados para o desenvolvimento de habilidades de comunicação pessoal, persuasão e auto exposição, mostrando assim as várias técnicas de comunicação interpessoal e fornecendo elementos para a comunicação e a atuação nas mídias sociais. 

Gestão de CARREIRA – 60 HORAS

Este módulo terá como objetivo ajudar no desenvolvimento pessoal do profissional, e, para isso, ter-se-á as seguintes disciplinas:

Aqui nosso foco é que o(a) aluno(a) compreenda como os aspectos relacionados a liderança e a inteligência emocional influenciam nos processos de tomada de decisão. Nesse sentido, será abordado os fundamentos do comportamento organizacional e individual, a relação entre personalidade e emoções e o papel do indivíduo neste contexto, a inteligência emocional e o seu papel em um processo de tomada de decisão e conteúdos como gestão de equipes e estilos e modelos de liderança.

Nesta etapa esperamos contribuir para uma boa construção e manutenção da imagem pessoal no ambiente organizacional e para o entendimento sobre a importância do networking para a construção de relações e do endomarketing para um eficaz desempenho interno do profissional.

Uma disciplina para apresentar a carreira no mercado financeiro e as certificações disponíveis para que um indivíduo possa ingressar e atualizar-se na área de Investimentos e Educação Financeira. Espera-se demonstrar a estrutura, o funcionamento e as principais funções de cada certificação, bem como suas bases curriculares e regulatórias; e destacar a importância de cada certificação e o seu papel na constituição do mercado de capitais brasileiro.

gESTÃO ESTRATÉGICA DOS INVESTIMENTOS – 156 HORAS

Com o foco de demonstrar detalhadamente o mundo dos investimentos financeiros para quem deseja atuar na área, neste módulo abordaremos sobre os mais diversos produtos financeiros e fatores que afetam na montagem de uma carteira de investimentos.
As disciplina dele serão:

Etapa para capacitar o(a) aluno(a) em questões e fatores importantes relacionados a economia e seus impactos nas decisões de investimentos, tratando de assuntos como políticas econômicas, indicadores macroeconômicos, inflação, balanço de pagamentos, taxas de câmbio e política comercial internacional.

Nesta disciplina espera-se oferecer uma visão ampla e moderna dos mercados financeiros e de capitais, abordando o funcionamento de suas instituições, operações financeiras e estudo das particularidades envolvidas nas mesmas, incluindo, a discussão

Aqui nosso objetivo é proporcionar um melhor entendimento sobre os diversos instrumentos de renda fixa, apresentando as características, riscos e variáveis que influenciam em seus preços e taxas. Após a disciplina, o aluno terá uma capacidade mais acurada de avaliar a relação risco/retorno antes de investir nos diversos tipos de produtos de renda fixa.

Apresentaremos nesta disciplina os aspectos gerais dos fundos e clubes de investimentos como produtos de uma indústria financeira em enorme crescimento no mercado nacional e internacional. Detalharemos sobre a estrutura, o funcionamento, os tipos de produtos e serviços e os agentes financeiros que fazem parte deste mercado; a tributação, as vantagens e desvantagens de investir nestes tipos de produtos; como fazer negociação das cotas, o funcionamento da marcação a mercado e seu impacto nas cotas; e sobre a importância e o papel desta classe de produtos no mercado de capitais.

Uma disciplina para demonstrar o mercado de capitais nacional e internacional, com foco no entendimento a respeito de sua necessidade, prática e papel dos participantes, de maneira assim que nosso(a) aluno(a) compreenda a concepção e o funcionamento das bolsas de valores de forma holística e prática.

Nesta etapa do curso, nossa finalidade é ampliar o conhecimento do profissional a respeito da gestão do risco com a utilização dos derivativos e a sua expansão no entendimento das operações de proteção contra os riscos e incertezas mercadológicas por meio da simulação com derivativos.

Conteúdo para mostrar uma visão geral aos alunos sobre procedimentos de cálculo dos retornos de ativos financeiros, detalhes a respeito de diversas mensurações do risco e avaliação da performance a partir de medidas de retorno ajustado ao risco. Acrescenta-se ao escopo do aprendizado a Moderna Teoria de Carteiras de Markowitz e o desenvolvimento do Capital Asset Princing Model (CAPM) de Sharpe-Litner-Mossin.

Educação Financeira – 72 horas

Um módulo para preparar o profissional a entender melhor sobre a importância da educação financeira para um indivíduo.
As disciplinas do módulo serão:

Uma disciplina para debruçar sobre a visão histórica dos modelos, as boas práticas do mercado e as técnicas mais modernas de planejamento financeiro pessoal. As etapas do processo de planejamento financeiro pessoal e a sua implementação para um indivíduo serão os tópicos principais a serem tratados nesta parte do curso.

Nossa finalidade com este tópico é preparar o profissional para a tomada de decisão em operações financeiras de financiamentos e investimentos, e a ampliação do seu conhecimento em relação a conceitos importantes como valor do dinheiro no tempo, juros, sistemas de amortização e descontos.

Teremos como objetivo aqui apresentar o panorama geral das finanças comportamentais no Brasil e no mundo, com foco nas aplicações, ferramentas e usos na área de investimentos e educação financeira, buscando também demonstrar a influência das emoções nas tomadas de decisões financeiras e de investimentos e o papel dos vieses neste contexto.

E, para completar a carga horária total do curso de 360 horas, ter-se-á a seguinte disciplina:

Uma disciplina para debruçar sobre a visão histórica dos modelos, as boas práticas do mercado e as técnicas mais modernas de planejamento financeiro pessoal. As etapas do processo de planejamento financeiro pessoal e a sua implementação para um indivíduo serão os tópicos principais a serem tratados nesta parte do curso.

Características

Tipo do Curso Online
.
Quantidade de Horas: 360 horas/aulas
.
Duração do Curso 22 meses
.
Investimento 22 parcelas de R$ 299,00
.
Data das inscrições De 03/10/2022 até 03/03/2023
.
Data de ínicio (Previsão) 04/04/2023
.