fbpx

Cursos – FAU

Qualificação com Tradição e Qualidade de Ensino

-

Cadastre-se para maiores informações:

Descrição

Reproduzir vídeo

pós-graduação lato sensu em engenharia e segurança do trabalho

Este curso tem como público-alvo Engenheiros; Agrônomos e Arquitetos e Urbanistas, que poderão desempenhar a função de Engenheiro de segurança do trabalho como autônomos, em empresas privadas ou no setor público. Este profissional é altamente demandado no mercado, onde muitas empresas têm dificuldade para preencher seu quadro de vagas.  Em um cenário com constante preocupação com a segurança e a prevenção de acidentes do trabalhado, cabe ao Engenheiro de segurança do trabalho, através do seu conhecimento sobre legislação, prevenção de riscos, higiene e doenças do trabalho garantir a saúde do colaborador nas mais variadas atividades laborais. A Universidade Federal de Uberlândia é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do país, com diversos cursos de graduação na área de engenharia, ciência agrárias e da saúde, por isso, possui corpo docente altamente qualificado para fornecer um curso de Engenharia de segurança do trabalho de excelência.

Disciplinas

As disciplinas, assim como a sua carga horária, respeitam as diretrizes estabelecidas pelo governo e conselhos de classe para obtenção do título de Engenheiro de Segurança do trabalho. Além de obter os créditos, o discente deverá fazer o trabalho de conclusão do curso para obtenção do título postulado.

Abaixo estão os componentes curriculares com a respectiva carga horária.

Esta disciplina propicia o primeiro contato do discente com a Engenharia de segurança do trabalho, abortando a sua história; aspectos econômicos, políticos e sociais; conceitos básicos; normatização e legislação; higiene do trabalho, atuação profissional e a inserção deste professional na sociedade, no Sistema CONFEA e sua legislação profissional.

É fundamental que o Engenheiro de segurança do trabalho tenha conhecimento sobre a leis do trabalho e a inserção deste profissional neste contexto. Por isso, esse conteúdo curricular irá apresentar noções básicas da legislação trabalhista e as atribuições legais do engenheiro de segurança e do técnico de segurança do trabalho, também irá abordar a legislação acidentária, previdenciária e sindical dentro do ambiente de trabalho.

Esta disciplina será o primeiro contato do discente com a higiene do trabalho, por isso, será abordados temas como Histórico da higiene do trabalho; Objetivos; Fundamentos e classificação dos riscos ambientais. A disciplina também irá abordar sobre os riscos físicos, com radiação ionizante, calor, umidade, vibração e outros. A abordagem dos riscos físicos ocorrerá em consonância com a NR-15, onde também serão apresentados os equipamentos de segurança na prevenção de cada tipo de risco.

O segundo modulo da higiene do trabalho irá abordar os riscos biológicos inseridos no ambiente de trabalho, com conceitos e a classificação dos agentes biológicos; tipos de riscos; avaliação de risco; normas básicas de segurança; equipamentos de proteção individual e coletiva; avaliação e medidas preventivas a serem adotadas nos ambientes de trabalho com presença de contaminantes biológicos. Também será abordado os riscos com animais peçonhentos, com direcionamento de mediadas preventivas contra acidentes com estes agentes.

           

O modulo III finaliza o conteúdo de higiene do trabalho abordando os riscos químicos presentes no ambiente de trabalho. O conteúdo desta disciplina irá mostrar as classes e tipos de produtos químicos. Serão abordados os efeitos dos agentes químicos sobre a saúde humana, doenças relacionadas a exposição a agentes químicos e seus limites. Serão estudadas formas de controle e monitoramento dos agentes químicos, bem como medidas de proteção individual e coletiva.

O Engenheiro de Segurança do trabalho deve ter conhecimento sobre meio ambiente e sustentabilidade, assim como fontes de poluição e contaminação. Este componente curricular irá abordar os conhecimentos de saneamento ambiental em problemas práticos, apresentar as etapas do licenciamento ambiental e avaliação de impactos ambientais e compreender a Política Nacional do Meio Ambiente e Gestão Ambiental. Por fim, serão realizados exercícios para relacionar conceitos teóricos com diferentes situações na prática.

As máquinas são extremante importantes na construção civil, agricultura e indústrias. Estes equipamentos representam um importante fator de risco no ambiente de trabalho, por isso, essa disciplina irá abordar os diferentes equipamentos e máquinas utilizados nos diversos tipos de processos produtivos com os respectivos métodos de prevenção de acidentes. 

Esta disciplina irá abordar sobre a importância da Segurança do Trabalho no combate a incêndios florestais e no campo. Para isso, serão abordados temas como Princípios da combustão; Propagação dos incêndios; Comportamento do fogo; Efeitos do fogo sobre o ecossistema; Uso do fogo no manejo florestal; Perigo e risco de incêndios florestais; Prevenção dos incêndios florestais; Combate aos incêndios florestais e Ecologia do fogo.

Docente: Simone Silva Prudêncio

http://lattes.cnpq.br/3984779863929301

Esta disciplina irá abordar os incêndios urbanos, expondo sobre as técnicas relacionadas a sua prevenção e ao combate. O conteúdo da disciplina irá mostrar as formas de prevenção e combate aos incêndios e explosões em áreas urbanas e legislação sobre a segurança contra incêndio. O conteúdo poderá subsidiar o discente na tomada de decisão no que se refere aos riscos de incêndio e explosão, podendo ainda capacitar o discente para atuar na prevenção e combate à incêndios e explosões como membro de uma equipe multidisciplinar na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Esta disciplina foca nas relações entre medicina do trabalho e segurança ocupacional. Discute as principais doenças presentes no ambiente de trabalho, agentes causadores, suas formas de prevenção e conceitua as atividades e operações insalubres, conforme descrição da NR 15. Fornece ao Engenheiro de segurança do trabalho subsídio para tomada de decisão em caso de acidentes do trabalho e ocorrência de doenças. Conceitua toxicologia, efeitos no organismo e formas de prevenção e desintoxicação.

Esta disciplina foca na interrelação entre riscos no trabalho e comportamento humano e descreve as principais estratégicas e formas de comunicação para treinamento e conscientização da importância da segurança no ambiente de trabalho. Para isso, serão abordadas noções de psicologia; relações humanas e as dinâmicas de grupo; aspectos psicológicos dos acidentes de trabalho e treinamento, sua importância, processos de comunicação.

Tem como objetivo fornecer conhecimento para estruturar e desenvolver avaliações ergonômicas nos ambientes de trabalho, bem como executar a aplicação ergonômica nos diversos setores da atividade produtiva. A disciplina de ergonomia irá abordar seus aspectos básicos, organização do ambiente de trabalho e aspectos relacionados à fisiologia do trabalho, juntamente com a NR-17

O conteúdo desta disciplina irá analisar os processos gerenciais e a função do gestor, auxiliando o discente a compreender como a gestão da qualidade se relaciona com a estratégia organizacional estabelecida. Além disso, se buscará analisar as relações existentes entre os objetivos de longo prazo e seu atingimento, mediante o cumprimento de objetivos de médio/curto prazo.

Esta disciplina tem como foco construir uma compreensão multidisciplinar sobre Análise e Gestão de Riscos. Para isso, será abordado a evolução das ações prevencionistas para controle total de perdas e sistemas de gestão; perdas às pessoas, à propriedade, aos produtos, ao meio ambiente e aos serviços; natureza e identidade de riscos; fundamentos matemáticos e álgebra booleana; análise e avaliação de riscos e Técnicas de identificação de perigos.

Esta disciplina foca na Atuação na implantação e desenvolvimento de programas de Gestão voltados ao controle de perdas (material e humanas), no âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nos diversos segmentos de atividades, integrado com a ISO 45001, utilizando ferramenta de Gestão da Qualidade para planejamento e implementação dos procedimentos conforme normativas.

O conteúdo desta disciplina irá mostrar a aplicação da Engenharia de Segurança do trabalho nas principais atividades do setor primário, abrangendo a agricultura, pecuária, silvicultura, manejo florestal e mostrando também ambientes com interação entre estes agentes. Dentro de cada ambiente, os agentes de risco e formas de prevenção serão abordados.

Características

Tipo do Curso On-line
.
Quantidade de Horas: 600 horas/aulas
.
Duração do Curso 24 meses
.
Investimento 24 x R$350,00
.
Data das inscrições 19/08/2022 até 04/01/2023
.
Data de ínicio (Previsão) 13/02/2023
.