Qualificação com Tradição e Qualidade de Ensino
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Descrição
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: ALFABETIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS
A área da Educação Especial abriga as especificidades do seu público que são amplas e complexas, pois cada agrupamento demanda um conjunto de conhecimentos e ações apropriadas, assim, a oferta de um único curso, com a qualidade esperada pelo Gepepes, seria necessário mais de mil horas, para resolver essa problemática, resolveu-se dividir o curso em três, sendo que ambos possuem uma parte comum, considerada básica e uma segunda parte específica, relativa ao público específico recortado no curso. O desenho ficou assim organizado Curso de Especialização em Educação Especial:
- a) Alfabetização, AEE em Deficiências Sensoriais;
- b) Alfabetização, AEE em Deficiência intelectual e Altas Habilidades/Superdotação;
- c) Alfabetização, AEE em Transtornos do Espectro Autista -TEA e Deficiências Físicas e Múltiplas.
A Especialização em Educação Especial: Alfabetização, AEE em Deficiências Sensoriais é ofertado pela Universidade Federal de Uberlândia, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – Faced/UFU, conta com o apoio de profissionais do Instituto de Psicologia e da Escola de Educação Básica da UFU. Além dessas unidades acadêmicas, o curso conta com o suporte do Gepepes.
OBJETIVOS
- Qualificar profissionais da educação, prioritariamente aqueles que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no AEE, visando ampliar e aprimorar as condições de escolarização do público da educação especial, no tocante ao processo de alfabetização e serviços complementares e suplementares ofertados pelo AEE relacionadas ao agrupamento das deficiências sensoriais.
- Considerando o agrupamento das deficiências sensoriais, a Alfabetização e os Serviços da Educação Especial, pretende-se:
- propiciar aos profissionais docentes e/ou não docentes que atuam e/ou que pretendem atuar em instituições educacionais públicas, conhecimentos teórico-práticos necessários para intervir, positivamente, no processo de escolarização das pessoas público da educação especial;
- qualificar profissionais da educação pública para atuar no Atendimento Educacional Especializado garantindo, com qualidade, o direito educacional do público da educação especial;
- qualificar profissionais docentes que atuam na área de educação especial e/ou educação inclusiva, para a realização, de forma adequada e competente, a identificação, a avaliação e a intervenção educacional junto às pessoas público da educação especial, fundamentados em conhecimentos teórico-práticos discutidos ao longo deste curso;
- capacitar profissionais docentes e/ou não docentes na área de educação pública, para planejar e executar ações de alfabetização e atendimento no AEE envolvendo às pessoas público da educação especial, considerando suas potencialidades e dificuldades, e promovendo seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social;
- promover qualificação e/ou aperfeiçoamento de docentes/alfabetizadores visando estimular a melhoria da qualidade dos cursos nos quais atuam, incentivando-os, também, a buscarem na ação-reflexão-ação sobre suas práticas pedagógicas, alternativas de uma real promoção da qualidade do processo de ensino e aprendizagem no qual são mediadores.
Disciplinas
Formato de desenvolvimento das atividades curriculares previstas
Os componentes curriculares serão desenvolvidos na modalidade presencial. Envolverá atividades presenciais e complementares de estudo. As atividades presenciais serão realizadas, no campus Santa Mônica. A carga horária complementar será distribuída pelos docentes de forma que os pós-graduandos cumpram a carga horaria total do componente curricular. As atividades complementares serão constituídas de leituras, vídeos, atividades complementares e estudos de casos, que ocorrerão na plataforma Moodle. Todas as atividades serão acompanhadas/supervisionadas pelo docente responsável pelo componente curricular. As aulas presenciais corresponderão ao mínimo de 80% da carga horária da disciplina.
As atividades práticas, sempre que necessário, serão acompanhadas e orientadas pelo docente presencialmente e/ou via equipamentos eletrônicos como celular, tablets, etc.
Apreender os conceitos de Educação Especial e Inclusão Educacional, seus fundamentos legais e teóricos.
Compreender o processo de Alfabetização em seus diferentes métodos e ênfases, sendo proporcionado condições para se elaborar e aplicar atividades de alfabetização utilizando as diferentes abordagens metodológicas e ênfases teórico/filosóficas para crianças, jovens e adultos.
Entender o processo de desenvolvimento e da aprendizagem humana, oferecendo condições para se verificar, com aplicação de instrumentos de diagnostico psicopedagógico, as condições de desenvolvimento de sujeitos público da Educação Especial
Discutir e refletir sobre os aspectos inerentes a identificação das necessidades e habilidades educacionais dos alunos do atendimento Educacional Especializado;
Compreender os fundamentos do Plano de Atendimento Educacional Especializado;
Elaborar planos de Atendimento Educacional Especializado como instrumento de organização da intervenção pedagógica.
Dinamizar e enriquecer os materiais de Acessibilidade apropriados ao atendimento educacional das crianças com deficiências nas salas multifuncionais e de ensino comum
Analisar o processo de ensino e seus componentes a partir dos pressupostos das teorias pedagógicas, tendo por base a realidade escolar educação básica e superior, objetivando uma opção consciente do futuro educador.
Propiciar aos participantes do curso subsídios e conhecimentos básicos referentes ao processo de escolarização dos estudantes com deficiência visual, no que se refere ao processo de alfabetização e a acessibilidade.
Compreender a deficiência baixa visão em suas diferentes dimensões correlacionando-as com processos de alfabetização, proporcionando condições para se escolher e aplicar instrumentos de diagnósticos para crianças com baixa visão, bem como, definir e elaborar Plano de Atendimento/desenvolvimento Individualizado para a criança cujos diagnósticos foram elaborados, ainda, elaborar, organizar e aplicar atividades de alfabetização para crianças com baixa visão.
Compreender os conceitos sobre as pessoas Surdas em suas diferentes dimensões correlacionando-as com processos de alfabetização, proporcionando condições para se escolher e aplicar instrumentos de diagnósticos para crianças Surdas, bem como, definir e elaborar Plano de Atendimento/desenvolvimento Individualizado para a criança cujos diagnósticos foram elaborados, além deste há ainda a necessidade de promover conhecimento sobre como elaborar, organizar e aplicar atividades de alfabetização para crianças Surdas a fim de fornecer aos professores e/ou educadores subsídios teóricos e práticos para exercer Alfabetização e Letramento com qualidade e excelência as crianças Surdas na Educação Básica
Compreender as dimensões políticas, teóricas e metodológicas envolvidas nas práticas de ensino de português como segunda língua para alunos Surdos que tem a Libras como sua primeira língua de diferentes dimensões correlacionando-as com processos de ensino aprendizagem, proporcionando condições linguísticas para se escolher e aplicar instrumentos e/ou metodologias de ensino de português para alunos Surdos, bem como, definir e elaborar, organizar e aplicar atividades de ensino de português para Surdos
Refletir sobre a realidade educacional de estudantes público da Educação Especial na sala de aula comum e no AEE, com a oportunidade de organizar e apresentar uma produção escrita de natureza científico/acadêmica resultante das atividades realizadas durante o curso, bem como, daquelas advindas do estágio curricular que promoveram condições de acompanhar e aplicar instrumentos de diagnósticos, bem como, acompanhar e elaborar plano de Atendimento Educacional Especializado e devolutiva para a família e professor de sala de aula comum com orientações para o trabalho pedagógico em casa e na sala de aula. Acompanhar e atuar no processo de alfabetização da criança escolhida/indicada pela instituição educacional.
Refletir sobre a realidade educacional de estudantes público da Educação Especial na sala de aula comum e no AEE, com a oportunidade de organizar e apresentar uma produção escrita de natureza científico/acadêmica resultante das atividades realizadas durante o curso, bem como, daquelas advindas do estágio curricular que promoveram condições de acompanhar e aplicar instrumentos de diagnósticos, bem como, acompanhar e elaborar plano de Atendimento Educacional Especializado e devolutiva para a família e professor de sala de aula comum com orientações para o trabalho pedagógico em casa e na sala de aula. Acompanhar e atuar no processo de alfabetização da criança escolhida/indicada pela instituição educacional.
Características
Tipo do Curso | Presencial . |
Quantidade de Horas: | 590 horas/aulas . |
Duração do Curso | 18 meses . |
Investimento | 20 parcelas de R$105,00 . |
Data das inscrições | 28/03/2023 até 25/05/2023 . |
Data de ínicio (Previsão) | 26/06/2023 . |