fbpx

Cursos – FAU

Qualificação com Tradição e Qualidade de Ensino

_

Faça uma pré-reserva ou saiba mais sobre este curso:

Descrição

MBA UFU EM GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS

Se optar por ser aluno do Pocket MBA em Gestão de Agronegócios, você escolheu estudar em uma das melhores escolas de negócios do país! Você vai ficar por dentro das melhores ferramentas e práticas de gestão aplicadas ao setor mais rico e competitivo em relação ao mundo.

O Agronegócio está em todos os lugares e é responsável por mais de 40% de tudo que o Brasil produz. E isso, é claro, eleva o Agro brasileiro para um dos mais eficientes no mundo todo. 

E esse setor possui mais oportunidades no mercado de trabalho, ofertando vagas de emprego com salários acima da média encontrados em empresas de outros segmentos, no Brasil e no mundo. 

Com o dinamismo do Agronegócio, você precisa estar sempre atualizado e disposto a aprender novas habilidades, mas tudo isso no seu tempo. Para que isso seja possível, preparamos um curso de altíssima qualidade que pode ser realizado totalmente on-line, em 12 meses, por um preço que cabe no seu bolso. Um dos diferenciais que oferecemos é o acompanhamento de professores 100% doutores. 

O seu MBA em Gestão de Agronegócios é Pocket por alguns motivos: é rápido, curto, barato e de qualidade. Além disso, você acessa de qualquer lugar e pode carregar em seu bolso, na tela do seu celular.

Organização do Curso

O seu aprendizado foi pensado e organizado em três grandes eixos. Sendo o primeiro deles, o Eixo de Desenvolvimento e Tendências do Agronegócio, onde reunimos conteúdos sobre a origem, a atualidade e o futuro do Agro, apontando as principais inclinações e oportunidades do segmento. 

Na sequência vem o Eixo de Gestão de Agronegócios,  destinado para o seu desenvolvimento e capacitação na utilização das ferramentas world class de gestão aplicadas ao agronegócio. 

Fechando temos o Eixo de Práticas em Agronegócio que cumpre o papel de aplicar na prática o que você aprendeu em projetos e estudos de caso reais, bem como no desenvolvimento de competências de gestão, inovação e networking com o mercado.

Ao final do curso o aluno deverá:

• Conhecer com mais profundidade como se estrutura e se organiza o setor de Agronegócios no mundo e no Brasil;
• Entender e conseguir analisar os principais movimentos mundiais e tendências do setor de Agronegócios;
• Aprender e aplicar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de gestão utilizadas na atualidade mundialmente para melhorar a gestão das empresas do setor;
• Desenvolver competências e habilidades para empreender no setor, trabalhar em equipe, networking e colocação no mercado.

Eixo de Desenvolvimento e Tendências do Agronegócios

Boas-vindas aos ingressantes. Por quê fazer um MBA? Por quê fazer um MBA na UFU? Por quê fazer um MBA na FAGEN? Quem são meus professores? Como o curso foi pensado e estruturado? Quais são minhas disciplinas? Qual o cronograma do curso? Qual será o meu Ambiente Virtual de Aprendizagem e como acessá-lo pelo computador, tablet e celular? Quem estará comigo nessa jornada? Sobre a coordenação do curso e secretaria, atendimento e dúvidas.

O que é e como surgiu o agronegócios no Brasil? O que é e como funciona o Commodity System Approach? Como o agronegócios veio se estruturando e está estruturado hoje, integrado às indústrias? Quais as tendências para o agronegócios?

O que é sustentabilidade? O que é e como ser sustentável para a produção de alimentos e de energia no Brasil e no mundo? Quais as vantagens e desvantagens de ser sustentável? Como ser sustentável em toda uma cadeia agroindustrial de produção? Como certificar desde a origem um produto do agronegócio sustentável? Qual o papel da bioenergia, do bioetanol, biodiesel e bioprodutos na diferenciação do agronegócios brasileiro? Quais os aspectos da legislação ambiental e floresta brasileira e mundial?

O que é uma empresa cooperativista? Como o cooperativismo e o associativismo operam na fixação de preços, eficiência econômica, economia da integração da cadeia do agronegócios? Como são geridas as cooperativas e quais são as relações contratuais existentes? O que é um agronegócio familiar? O que é governança e como ela pode auxiliar na sucessão do negócio familiar?

O que é uma agritech? Como o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação estão transformando o setor do agronegócio no Brasil e no mundo? Big data, data analytics, blockchain, inteligência artificial, internet das coisas, learning machine, ideias e modelos de negócio inovadores aplicadas ao setor do agronegócio.

Eixo de Gestão de Agronegócios

Como é realizada a gestão de pessoas nas organizações agroindustriais? Quais são as melhores práticas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração, administração das relações com o funcionário, auditoria e controle em recursos humanos? Por quê e como demitir e recolocar um ex-funcionário no mercado de trabalho?

Como o mundo está organizado para o comércio? O que é um negócio internacional? Por que os países comercializam e cooperam entre si? Quais as barreiras, vantagens e os custos para quem exporta e para quem importa? Qual a competitividade e participação dos produtos do agronegócio brasileiro no mundo? Para além da importação e exportação: como desenvolver negócios globais baseados em ativos no exterior, greenfield, brownfield, joint ventures, franquias e parcerias estratégicas?

Como vender e qual a sua importância? Como comunicar e vender produtos e serviços agrícolas num mundo digital? Quais técnicas e ferramentas para aumentar a eficiência das vendas? O que são as estrutura de mercados e como vender em cada uma delas? O que revelam o comportamento dos preços de um produto ou serviço agroindustrial e como estabelecer estratégias de vendas a partir delas?

O que é uma empresa cooperativista? Como o cooperativismo e o associativismo operam na fixação de preços, eficiência econômica, economia da integração da cadeia do agronegócios? Como são geridas as cooperativas e quais são as relações contratuais existentes? O que é um agronegócio familiar? O que é governança e como ela pode auxiliar na sucessão do negócio familiar?

O que é marketing e quais seus fundamentos e ferramentas aplicadas ao agronegócio? Quais as estratégias, táticas e operações de marketing aplicadas ao agronegócio para encantar o cliente, criar valor percebido, marca, segmentação e posicionamento?

Quais os conceitos de qualidade? O que é gestão da qualidade, como surgiu e seu estado atual? Quais são as certificações de qualidade e sua importância nos processos da organização agroindustrial e nos acessos à mercados? Como criar uma cultura organizacional e gestão pela qualidade total dentro de uma agroindústria e até mesmo dentro de uma cadeia agroindustrial?

O que são e como calcular os custos, despesas e investimentos? Como saber se investir em determinado negócio é viável ou não? Quais são as técnicas e ferramentas para se analisar a viabilidade de se investir em um agronegócio?

O que são Finanças e como ela pode maximizar a riqueza dos sócios de uma empresa? Quais são e como se aplicam as técnicas e ferramentas financeiras ao agronegócio de: financiamento, estrutura de capital, gestão capital de giro e orçamento? 

O que é uma gestão baseada em dados ou data driven? Como coletar, manipular e organizar os dados de um negócio baseado no agro? Quais são as técnicas e softwares de análise estatística, probabilística e computacionais dos dados para fazer previsões, dashboards e business inteligence?

Quais os riscos e incertezas envolvidos no agronegócios? O que é o mercado de opções e futuro? Como e porque realizar trade e realizar hedge de preços de uma commodity agrícola? O que são opções reais de expansão, abandono e produção? Como avaliar a viabilidade em condições de risco e incerteza? O conceito de árvore de decisões em opções reais.

O que é o método científico? Como utilizar o método científico para entender, analisar e discutir um problema empresarial? Como desenvolver uma argumentação, avaliar a qualidade e tratamento de uma informação e o respaldo na literatura mundial? Como produzir conhecimento e fomentar a inovação a partir do método científico e resolver um problema? 

Eixo práticas em Agronegócios

Nesse módulo você desenvolverá um projeto prático sobre os conteúdos relacionados ao Eixo de Desenvolvimento e Tendências do Agronegócios. Nesse módulo prático os alunos por meio da metodologia Project Based Learning de Harvard para executivos aplicarão na prática os fundamentos e conceitos aprendidos nas disciplinas o Eixo de Desenvolvimento e Tendências do Agronegócios.

Nesse módulo você desenvolverá um projeto prático sobre os conteúdos relacionados ao Eixo de Gestão de Agronegócios. Nesse módulo prático os alunos por meio da metodologia Project Based Learning de Harvard para executivos aplicarão os fundamentos e conceitos aprendidos nas disciplinas o Eixo de Gestão de Agronegócios na prática. 

Até aqui você já aprendeu as melhores técnicas e ferramentas de gestão aplicadas ao agronegócios. E agora, que tal aprender com os erros e problemas das empresas? Esse módulo do curso é dedicado aos estudos e análises de casos reais de empresas e negócios do Agro. Qual o problema vivenciado por estas empresas? Como solucioná-los? Os alunos aplicarão os conceitos e ferramentas gerenciais aprendidas ao longo do curso para solucionar os problemas reais das empresas.

Nesse módulo do curso você desenvolverá suas habilidades de comunicação e networking. Como apresentar um projeto, uma ideia e um negócio? É o momento em que os projetos e casos desenvolvidos são apresentados à comunidade do Agronegócio. Especialistas nos temas são convidados para avaliar as apresentações, ideias e soluções e promover o networking com o mercado. Professores, colegas e especialistas realizarão um diagnóstico das suas competências e habilidades gerenciais individuais e em equipe.

Características

Tipo do Curso Online .
Quantidade de Horas: 360 horas/aulas .
Duração do Curso 12 meses .
Investimento 18 parcelas de R$ 299,00 .
Data das inscrições 25/10/2021 .
Data de ínicio (Previsão) 04/04/2022 .